terça-feira, 26 de novembro de 2013

Causas do Alzheimer - Gene relacionado à produção de colesterol e de lipídeos

Um outro estudo, conduzido pelo Dr. Richard Mayeux, do Centro Médico da Universidade de Columbia, analisou a influência do gene ABCA7 no Alzheimer. Esse gene está relacionado à produção de colesterol e lipídeos e ao risco mais elevado de afro-americanos desenvolverem Alzheimer, quando comparados a descendentes de europeus não hispânicos. Essas descobertas sugerem que os dois grupos raciais podem possuir perfis de risco genéticos diferentes para a forma mais comum do Alzheimer. O estudo foi publicado em Abril deste ano no Journal of the American Medical Association.

Os pesquisadores analisaram dados genéticos de 5896 afro-americanos com 60 anos de idade ou mais, dos quais 3928 eram cognitivamente normais e 1968 possuíam indicativos de Alzheimer. O estudo mostrou que afro-americanos possuíam mais frequentemente a variante do gene ABCA7 do que os brancos, da mesma idade e que a presença dessa variante quase duplicava as chances de desenvolver o Alzheimer, quando comparado a afro-americanos sem a variante O gene APOE-e4 possui uma relação análoga ao gene ABCA7, porém entre brancos.
Fonte: http://www.nia.nih.gov/newsroom/announcements/2013/04/gene-variant-linked-higher-risk-alzheimers-african-americans
Laura Furtado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário