domingo, 13 de outubro de 2013

Introdução à classificação da evolução do Mal de Alzheimer

Muito bom dia/tarde/noite para você, nosso leitor. Hoje falaremos um pouco sobre sintomas do Mal de Alzheimer e sobre algumas classificações do desenvolvimento da doença. Mais para frente comentaremos outras classificações e outros sintomas.


Bem, para começar, há várias formas de se classificar o desenvolvimento da doença. De acordo com o sistema desenvolvido por Barry Reisberg, diretor clínico da New York University School of Medicine's Silberstein Aging and Dementia Research Center, há 7 estágios para o desenvolvimento do Alzheimer:


1º Estágio: não há percepção de alterações na memória , ou seja, a pessoa está aparentemente normal e isso dificulta muito a percepção da presença da doença no seu estágio primordial;

2º Estágio: declínio muito suave nas funções cognitivas. Nessa fase, o paciente pode sentir lapsos de memória como se esquecer de palavras familiares ou a localização de objetos de uso diário mas ainda é não perceptível a presença de demência(perda ou redução progressiva das capacidades cognitivas) sendo que esses lapsos são muitas vezes considerados como algo que faz parte de envelhecer;


3º Estágio: declínio suave nas funções cognitivas. Essa etapa é passível de identificação em alguns portadores do Alzheimer por familiares, colegas de trabalho e amigos. Algumas dificuldades dessa etapa: problemas visíveis ao usar nomes ou palavras erradas; dificuldade em lembrar nomes de pessoas que conheceu recentemente; evidente dificuldade em lembrar de algo que acabou de ler; perder ou guardar num local inapropriado algum objeto valioso; crescente dificuldade em planejar e organizar.



4º Estágio: moderado declínio cognitivo. Nessa etapa um exame clinico cuidadoso deve ser capaz de detectar claros sintomas em diversas áreas. Sintomas dessa etapa incluem esquecimento de eventos recentes, comprometimento na capacidade de fazer cálculos desafiadores como contar de 100 até 0 de 7 em 7, grande dificuldade em planejar tarefas complexas como pagar contas ou planejar um jantar, esquecimento da própria história, ficar irritado ou esquivo especialmente em situações sociais mentalmente desafiadoras.



5º Estágio: severamente moderado declínio cognitivo.Nesse estágio a pessoa apresenta falhas na memória e pensamento e ela começa à necessitar de ajuda em atividades do dia-a-dia. Ela fica incapaz de lembrar do próprio endereço ou do próprio número de telefone; confunde-se em relação ao dia em que está ou mesmo não se lembra de onde está; apresentam dificuldades em contas matemáticas mais simples como contar de 20 até 0 de 2 em 2; precisa de ajuda pra escolher uma roupa adequada para uma ocasião ou pra estação do ano; ainda se lembra de eventos significativos pra si e para a família.



6º Estágio: severo declínio cognitivo. Nessa etapa a memória continua à piorar, pode haver alterações de personalidade, os indivíduos afetados requerem grande ajuda em atividades cotidianas. As dificuldades são ainda maiores nessa etapa: o individuo apresenta perda de consciência dos fatos recentes assim como de seus arredores; lembra-se do próprio nome mas tem dificuldade em lembrar da própria história; consegue distinguir entre rostos familiares e não familiares mas tem problemas ao dar-lhes nome; requer ajuda para vestir-se podendo, quando desacompanhado, calçar sapatos no pé errado ou mesmo vestir pijama durante o dia; surgem distúrbios no sono podendo sentir sonolência durante o dia e insônia durante a noite; apresenta crescente frequência no descontrole da bexiga e dos intestinos; grande alteração na personalidade e no comportamento; tendem à vaguear e à se perder;



7º Estágio: declínio cognitivo muito severo. Nessa fase final, os portadores deste Mal perdem a capacidade de responder ao ambiente, de responder à conversas e eventualmente de controlar seus movimentos. Podem continuar dizendo palavras ou frases. Além disso, necessitam de ajuda em muitas de suas atividades pessoais diárias incluindo alimentação e uso do banheiro. Também podem perder a capacidade de sorrir, de sentar-se sem suporte e de manter a cabeça ereta. Reflexos tornam-se anormais, músculos enrijecem e a deglutição é debilitada. 




Bem, por hoje é só. Espero nos revermos na próxima postagem. Ah, quase que me esqueço de dizer, perguntas, críticas e sugestões são sempre bem vindas!!


Ádhamys Kheyzy Alves Dias

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%AAncia

http://www.alz.org/alzheimers_disease_stages_of_alzheimers.asp?gclid=COTcpKSYkroCFeRj7AodTCgACg

http://en.wikipedia.org/wiki/Alzheimer's_disease


Nenhum comentário:

Postar um comentário