sábado, 7 de dezembro de 2013

Estresse crônico, colesterol - Fatores de risco para a DA

Fatores de risco, como o próprio nome diz, são eventos que podem aumentar a probabilidade de outro evento acontecer. Sendo assim, considerar o estresse crônico e o elevado consumo de colesterol como fatores de risco significa que eles podem ser responsáveis por aumentar a chance de um indivíduo desenvolver a doença de Alzheimer, mas como?

ESTRESSE

Embora a relação direta entre o estresse e o Alzheimer ainda esteja um pouco nebulosa, acredita-se que pessoas com estresse crônico possuem maior chances de desenvolver a doença de Alzheimer. Os altos níveis de cortisol na corrente sanguínea, característicos de um evento de estresse, seriam responsáveis por matar células nervosas, funcionando como um gatilho para o início da doença. 

Um estudo realizado na Argentina constatou que 72% dos pacientes com Alzheimer haviam passado por momentos estressantes, como a perda de um familiar, acidentes de carro, diagnóstico de uma doença severa na família e problemas financeiros, nos dois últimos anos. O estresse crônico levaria à resistência ao cortisol, aumentando as respostas inflamatórias e reduzindo o controle destas, o que poderia lesionar o tecido cerebral, causando a demência.

COLESTEROL

Estudos realizados nos EUA demonstraram que o LDL, conhecido vulgarmente como 'mau colesterol', está envolvido no desenvolvimento do Alzheimer por atrapalhar a divisão celular, especialmente durante a anáfase. A consequência seria um conjunto de células aneuploides, que poderiam expressar seus genes de forma incorreta, podendo ser algum deles um gene relacionado ao Alzheimer, como um gene localizado no cromossomo 21 que é responsável pela produção do APP - substrato para a formação das placas beta-amiloides.


No mais, estando relacionados ou não com o Alzheimer, como uma vida estressante acompanhada de uma alimentação inadequada estão associadas a diversas outras doenças, esse estilo de vida a ser seguido.

Fontes:
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2013/10/10/stress-alzheimers-disease.aspx
http://www.sciencedaily.com/releases/2013/04/130415182507.htm
http://www.health.harvard.edu/press_releases/alzheimers-cholesterol

Laura Furtado

2 comentários:

  1. Alzheimer ainda é uma doença que traz muitos mitos pra população em geral. INformação real e confiável é essencial pra tentar mudar este quadro de ignorância. Levamos esse tipo de informação em nosso site e por isso estamos sempre procurando atualizar nosso conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Atorva 80 MG Tablet is used to reduce the levels of bad cholesterol and triglycerides in the blood. Along with taking this medicine, a change in diet and regular exercise is recommended. The medicine helps in reducing the long-term cardiovascular risks such as stroke, heart attacks, chest pain etc. complete the full dose of the tablet as per the doctor prescribed.

    ResponderExcluir